sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Venda de casas usadas dispara 9,4% nos EUA














Valor bate expectativas
. A venda de casas usados nos EUA registou uma subida de 9,4% em Setembro deste ano, ultrapassando as expectativas dos analistas.

Os especialistas previam um aumento muito menor, de apenas 4,9%.

No mês anterior, as vendas de habitações em segunda mão tinham mesmo recuado 2,7%.

Em Setembro venderam-se 5,57 milhões de imóveis usados para habitação, o que compara com o dado revisto de 5,09 milhões no mês precedente.

Com esta melhoria, as vendas atingiram o valor mais elevado dos últimos dois anos.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Luxo: procura de espaços para comércio aumenta em Portugal













O comércio de luxo em Portugal regista um aumento de procura por parte dos retalhistas, mas existe pouca oferta de espaços de qualidade nas ruas de Lisboa e Porto.
Os desafios que se colocam ao comércio de luxo em Portugal coincidem com os do comércio de rua, uma vez que este é o destino preferencial destas marcas.
A concretização dos planos de revitalização de zonas como a Baixa-Chiado e a Baixa do Porto são fundamentais para devolver ao comércio de rua um papel de destaque, através da revitalização do património, essencial para o crescimento do sector.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Banco arrenda casas em vez de as penhorar














Instituições financeiras têm dificuldade em vender casas penhoradas.


Por norma, os bancos não são senhorios. Se um cliente deixa de pagar o crédito à habitação, o normal é penhorarem-lhe a casa e venderem-na depois em leilão. Mas a crise veio mudar muita coisa, e isso faz parte da lista. Como as casas são cada vez mais difíceis de vender, nos EUA, há um banco que vai passar a arrendar casas.

A Fannie Mae, empresa de crédito à habitação controlada pelo Governo dos EUA, vai dar aos clientes que deixam de conseguir pagar o empréstimo, a possibilidade de arrendarem a sua própria casa por um ano, com possibilidade de prolongamento mensal, em vez de os pôr na rua.

É uma forma de dar alguma margem de manobra às famílias que estão mais «apertadas» em termos financeiros nesta fase crítica.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Investimento imobiliário europeu aumenta no 3ºT deste ano










O mercado de investimento europeu começa finalmente a dar sinais de retoma, tendo neste 3º trimestre registado um aumento de 34%, relativamente ao trimestre anterior, ascendendo a 17,3 milhões de euros.
O volume de investimento nos mercados imobiliários do Reino Unido, Alemanha e Espanha aumentou, impulsionando e transmitindo sinais positivos para o resto da Europa. Apesar desta melhoria face ao trimestre anterior, o volume alcançado no período homólogo foi bastante superior: 30 mil milhões de euros no terceiro trimestre de 2008.


As melhorias mais acentuadas verificam-se no Reino Unido e na Alemanha, cuja actividade de investimento registou aumentos superiores a 50%, em comparação com o segundo trimestre de 2009. Enquanto o interesse dos investidores na Alemanha se manteve a nível local e se fixou fortemente no segmento prime do mercado, a mesma situação não se verificou no Reino Unido.

Os investidores do Reino Unido começaram por reconhecer valor a uma ampla gama de activos e foram-se preparando, cada vez mais, para correr riscos adicionais investindo mais em produtos secundários.

Espanha é também um mercado a destacar com transacções no valor de 1,5 mil milhões de euros – um aumento de 44%, comparativamente ao segundo trimestre de 2009.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Portugueses voltam a querer comprar casa









Sinal de melhoria na confiança dos consumidores.

Pedidos para marcações de visitas a imóveis estão a aumentar. Os portugueses estão a mostrar-se novamente mais disponíveis para encarar a compra de uma casa e os pedidos de marcação de visitas a imóveis estão a aumentar, disse à Lusa o presidente da APEMIP, Luís Carvalho Lima.

Embora «nem todas as visitas a imóveis se materializem em vendas», como afirma o presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), o sector já começou a sentir um aumento destes pedidos.

Este facto, confirma Luís Carvalho Lima, é um sinal positivo do início da recuperação do mercado. <É um bom indicador tanto mais quanto se sente que a procura está mais disponibilizada para concretizar a transacção imobiliária do bem que procura>, explica o responsável.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Sector imobiliário em recuperação













Os preços das casas mantiveram-se estáveis durante os três primeiros trimestres de 2009, tendo inclusivamente sofrido uma ligeira subida (+1.7%) no 2º trimestre deste ano. Este factor, associado ao aumento da concessão de créditos à habitação nos 2º e 3º trimestres de 2009, revela que o mercado imobiliário português está em recuperação.

A redução da Euribor em cerca de 80% nos últimos 12 meses contribuiu igualmente para a melhoria dos resultados no sector.