quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Compra de casas para investir e arrendar disparou no final do ano.

Com a crise, há quem aplique as poupanças do banco na compra de apartamentos em Lisboa e Porto. Descubra o que agilizou estes negócios e como bancos e promotoras se estão a preparar para 2012.


A dinâmica das vendas de casas a particulares e as transacções da banca no último trimestre de 2011 limitaram as transacções a uma quebra de apenas 7,2%, face a 2010. Só em Dezembro, as vendas dispararam 25%, para 19 mil operações, em relação a Novembro, conclui a análise da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP). As mediadoras atribuem o aumento das vendas a transacções de investidores particulares, que retiraram as poupanças dos bancos para apostar no imobiliário, bem como aos imóveis da banca, com propostas de financiamentos a 100% e ‘spreads' competitivos.

O aumento do número de transacções registado em Dezembro surpreendeu a própria APE

MIP. "Este aumento expõe, de uma forma que até ao momento não tinha sido perceptível, o facto de o imobiliário nacional estar a ser percepcionado pelos investidores como um verdadeiro activo de refúgio e, simultaneamente, como uma aplicação que garante retorno tendencialmente seguro e imediato", justifica o presidente da associação, Luís Lima. Ler mais.....

.