sábado, 20 de novembro de 2010

Euribor com maior ciclo de quedas desde Setembro.

Os recentes desenvolvimentos no mercado da dívida e o ressurgimento dos receios em torno da sustentabilidade orçamental de alguns países da zona euro ajudam a explicar a evolução das taxas.
As Euribor voltaram a encerrar ontem no vermelho, fixando em qualquer dos prazos - 3, 6 ou 12 meses - o maior ciclo de descidas desde Setembro. As taxas situam-se agora no nível mais baixo desde o início do mês. A Euribor a seis meses, a taxa mais usada no cálculo dos juros do crédito à habitação em Portugal, desceu ontem pela quarta sessão consecutiva. O mesmo aconteceu com a taxa a 12 meses, que deslizou também pela quarta sessão, mas para os 1,54%. Já a maturidade a três meses, referência para os empréstimos entre os bancos europeus, recuou para 1,04%, acumulando assim seis dias seguidos de perdas.
O comportamento dos últimos dias resulta sobretudo dos recentes desenvolvimentos no mercado da dívida e com o reaparecimento dos receios em torno da sustentabilidade orçamental de alguns países da periferia da zona euro. "A taxa de juro ‘refi' [Euribor tendem a antecipar a evolução dessa taxa] pode demorar mais tempo a subir desde os 1% actuais, para acomodar os países com mais dificuldades", justifica Filipe Garcia, presidente da IMF.
*Leia a versão completa na edição de hoje do Diário Económico .

Sem comentários:

Enviar um comentário