terça-feira, 30 de novembro de 2010

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reconhece que poderia ter feito um melhor trabalho para prever o "crash" dos sectores imobiliário e da banca na Irlanda, que levou o país a ter de pedir ajuda financeira.

“Não há dúvidas de que nós – e também outros observadores – podíamos ter feito melhor. Mas trata-se, em grande medida, de um acto de equilíbrio. Temos de ser cuidadosos para não acabarmos a prever nove das duas próximas crises ou para não precipitarmos aquilo que estamos a tentar evitar”, disse Ajai Chopra em entrevista ao “Financial Times”.

O vice-director do departamento europeu do FMI admitiu que os testes de stress à banca na Irlanda que irão ser feitos agora ocorrem num contexto de maior stress do que os que foram realizados há alguns meses.

Chopra adiantou que o FMI tem sido “mais conservador” do que o governo irlandês nas previsões de crescimento, mas diz que o programa de ajustamento orçamental que vai ser levado a cabo pela Irlanda foi concebido tendo em conta um cenário mais débil de crescimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário