sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Portugal cresce 0,4% no terceiro trimestre

O "aumento expressivo das exportações" motivou uma expansão de 0,4% no PIB entre Julho e Setembro, face aos três meses anteriores.

O Instituto Nacional de Estatística revelou hoje que a economia portuguesa terá crescido 0,4% no terceiro trimestre face ao trimestre anterior e 1,5% em comparação com o período homólogo.

Os números saíram acima do esperado pelos economistas sondados pelo Diário Económico, que apontavam para um ritmo próximo de zero, entre Junho e Setembro. As contas oscilaram entre a previsão de uma contracção de 0,5% e um crescimento de 0,3% no terceiro trimestre.

"A Estimativa Rápida do Produto Interno Bruto aponta para um aumento de 1,5% em volume no terceiro trimestre de 2010 face ao período homólogo. Face ao trimestre precedente, o PIB terá registado um aumento de 0,4%", lê-se num comunicado divulgado hoje.

O INE explica que esta evolução traduz o contributo positivo da procura externa, ao contrário do que se verificou no trimestre anterior, sobretudo devido ao "aumento expressivo das Exportações de Bens e Serviços".

Já o contributo da procura interna, que tinha sido positivo no segundo trimestre, sofreu uma quebra entre Julho e Setembro, "devido essencialmente ao comportamento do Investimento", nota o INE.

O INE reviu ainda em baixa a expansão do PIB no trimestre anterior, devido a "revisões na informação de base utilizada", destacando-se "os dados mais recentes do comércio internacional de bens". Assim sendo, o PIB cresceu 1,4% no segundo trimestre e não 1,5%, em termos homólogos, e 0,2% em cadeia, face aos anteriores 0,3%.

Sem comentários:

Enviar um comentário