quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Projecto “Casas Low Cost” em desenvolvimento no Porto

Promover a recuperação urbana, cultural e socioeconómica da baixa portuense, é o objectivo geral do projecto “Low Cost Housing”, lançado pela equipa do Plano B

O arquitecto Filipe Santos Teixeira explica, no blog do projecto, que o conceito de habitação Low Cost «consiste no princípio de optimização de recursos, o que inclui o princípio básico da adequação da oferta à procura. Procuramos uma oferta que consiga aliar uma qualidade espacial, tipológica, de organização do espaço interior, uma criteriosa escolha de materiais e uma localização central, que facilite as deslocações e desencoraje o uso do transporte individual».

A prioridade da proposta «passa por disponibilizar habitações completamente equipadas e mobiladas». O foco é o mercado de arrendamento, «o que não inviabiliza a venda propriamente dita, ou ainda a adopção de soluções mistas, que poderão incluir habitações para venda e para aluguer. A nossa estratégia assentará numa procura exaustiva de imóveis que nos possibilitem estas soluções. Iremos focalizar as nossas atenções igualmente na tentativa de arranjar soluções atractivas para proprietários de edifícios sem possibilidades económicas de os recuperarem, propondo soluções alternativas que lhes possibilitem retirar mais-valias dos mesmos ao invés de assistirem impotentes à degradação do seu património».

Filipe Teixeira salienta ainda que, um dos princípios essenciais da lógica Low Cost «é o de providenciar um produto com procura, a custos controlados».

De acordo com a edição de segunda-feira, 14, do jornal Público, que cita declarações de Filipe Teixeira à Agência Lusa, «há já um prédio de “11 apartamentos” com negociações de tal forma “avançadas” que a perspectiva é ter as casas prontas para arrendar em 2011».

Sem comentários:

Enviar um comentário