quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

40 mil prometem protestar contra preço da gasolina

Desde dia 1 de Janeiro que circula uma página no Facebook que apela aos consumidores para não abastecerem nas grandes gasolineiras.



Em quatro dias, a página, denominada 'Não abastecer na Galp/BP entre os meses de Janeiro a Abril', recebeu mais de 40 mil confirmações de pessoas que afirmam que vão participar no protesto contra o aumento dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal.

Na mesma página - que soma 10 mil subscritores a cada dia que passa - apela-se aos consumidores para também abarcarem a Repsol e a Cepsa no dito protesto, no caso de disporem de alternativas.


A subida do IVA e o fim da isenção fiscal ao biodiesel ditou a subida de preços dos combustíveis no primeiro dia do ano, que estão já nos valores mais elevados dos últimos 29 meses.



Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,318 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.

Os preços fixados são os mais elevados - quer da gasolina quer do gasóleo - desde o terceiro trimestre de 2008. E, garante a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), os preços vão voltar a subir já este mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário