terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Derreta o gelo da sua casa e poupe

Opte pelo sistema de aquecimento central mais eficiente para o seu lar. Saiba como evitar as facturas que lhe congelam o saldo.

Poupar energia. É disto que se fala quando se juntam as palavras “aquecimento” e “crise”. Se o frio já invadiu Portugal, chegou a vez das contas arrefecerem as carteiras dos portuguesas. Em Novembro, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - DECO lançou uma petição para acabar com as tarifas extras na factura da electricidade. Em causa, estava o aumento proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de 3,8%, em média, nos “custos de interesse geral”. O Governo já veio afastar a possibilidade de rever as tarifas a curto prazo. 

Para poupar, há que adoptar comportamentos adequados. Nuno Baptista, da Adene – Agência para a Energia, afirma que antes de escolher um sistema de aquecimento, deve ponderar o seu custo e eficiência. “O mais eficiente pode ter um custo mais elevado no momento da compra, mas, ao longo de um conjunto de anos, traduz-se numa poupança efectiva.” 

Existem várias formas de climatizar o seu lar. Antes de decidir, peça um estudo ao instalador. “O mais importante será promover que a fracção não tenha necessidades de aquecimento”, diz Baptista. A opinião é partilhada por Filipa Alves, do projecto EcoCasa, promovido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. “A construção é o elemento mais importante no aquecimento de uma casa.” Não só através dos materiais e das soluções construtivas que são adoptadas, mas também do seu planeamento e integração. Ler Mais......

Sem comentários:

Enviar um comentário