quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os melhores negócios para investir em 2011

Apesar de algum pessimismo, promotores, mediadores e consultores imobiliários acreditam que há boas oportunidades no mercado.

São poucos os agentes imobiliários - desde promotores a mediadores e consultores - que estão optimistas em relação a 2011. A maioria dos contactados pelo Diário Económico está expectante e não antevê melhorias para grande parte dos sectores. Mesmo assim, ainda conseguem encontrar esperança e potencial de negócio em algumas áreas, como a reabilitação urbana, o arrendamento e comércio de rua. Saiba em que negócios apostar em 2011.
1. Boa altura para comprar casa - mas só se for para investimento 

O mercado residencial vai continuar a ser um dos mais penalizados pela crise económica. De acordo com Ricardo Sousa, administrador da Century 21 em Portugal, "este ano vai ser difícil comprar casa, porque as famílias vão ter menos dinheiro e os bancos estão a pedir 20% do valor da habitação". Contudo, "este ano será bom para comprar casa para colocar no arrendamento", diz o mesmo responsável. Uma opinião partilhada por Rui Sousa, presidente da Edifer Imobiliária para quem "o investimento imobiliário é uma excelente opção de aplicação de recursos e com retorno garantido, seja para utilização própria ou para colocação no mercado de arrendamento".

A lógica é simples. Como os bancos emprestam menos dinheiro a quem quer comprar, quem está a vender ou desiste de vender ou sente-se pressionado a baixar os preços, comenta Miguel Poisson, director-geral da ERA Imobiliária. Desta forma, vão estar à venda casas mais baratas, ideais para quem quiser investir num imóvel para colocar a render. Uma lógica que faz sentido porque, em 2010, a procura de casas para arrendar cresceu exponencialmente e continua a crescer. O problema - e a oportunidade -, diz Ricardo Sousa, é que ainda não existem casas suficientes para arrendar. Ler Mais ....

Sem comentários:

Enviar um comentário