quinta-feira, 10 de março de 2011

Avaliações imobiliárias em tempos de crise

Em tempos de crise muitas preocupações se manifestam nos mercados: financiamento, taxas de juro, spreads, consumo privado, vendas, etc. 
Estes factores têm impacto directo nos resultados das empresas que em alguns casos, têm necessidade de renegociar com os seus credores dívidas de curto e médio prazo. Nestas negociações o valor dos activos imobiliários assume uma importância estratégica para as empresas que os possuem, já que esses activos contribuem para o reforço de garantias, facilitando a focalização das empresas nas respectivas áreas de negócio. 
No caso de imóveis detidos em rendimento os contratos de arrendamento ganham uma importância decisiva. Factores como a segurança e o risco associados ao cumprimento do contrato por parte dos inquilinos, a possibilidade de denúncia antecipada do contrato ou a sua duração efectiva são cruciais na avaliação deste tipo de activos. Tratando-se, por exemplo, de terrenos ou projectos de construção importa averiguar o estado do licenciamento e aferir correctamente os custos e proveitos associados ao projecto. 
Por outro lado, é essencial ter uma noção realista do tempo que o projecto poderá tardar, desde o início da construção até ao final da sua colocação integral no mercado. De facto, o conhecimento do real valor do imóvel reveste-se de particular importância em tempos de maior incerteza, tendo um impacto considerável no processo de determinação do seu valor.
Actualmente as circunstâncias alteraram-se significativamente desde os períodos em que a economia viveu "inundada" de liquidez e em que o crédito era incentivado pelas instituições financeiras. No actual contexto os bancos estudam de forma mais detalhada os pedidos de financiamento que lhes chegam e seleccionam de forma mais exigente as garantias que são apresentadas. Ler Mais..

Sem comentários:

Enviar um comentário