quinta-feira, 24 de março de 2011

O que pode esperar-se do mercado imobiliário em 2011?

O comportamento do mercado imobiliário em 2011 vai estar dependente de diversos factores, mas será a banca e o acesso ao crédito que mais influenciarão a sua dinâmica. 

«A evolução do mercado vai depender muitíssimo daquilo que vier a ser o acesso da banca nacional ao financiamento internacional. E nisso influi também o “outlook” positivo ou negativo que tivermos junto dos mercados enquanto país», defende Miguel Ribeiro, director geral da rede Predimed. «Portugal não teve, nem tem, uma bolha imobiliária como os EUA ou a Irlanda, razão pela qual o imobiliário continua a ser um bom investimento para todos os agentes económicos (das famílias aos investidores) e esperamos que isso se traduza num ano de 2011 em crescendo».

Paulo Fernandes, director executivo da Fitamétrica, antevê um ano novo «mais difícil para a maioria das mediadoras tradicionais, principalmente pela dificuldade em comunicar e captar o cliente comprador dado que a sua capacidade de investir em comunicação é diminuta face a uma mediadora que opere em parceria com uma rede de franquia». 

Na sua opinião, 2011 será por isso «um ano em que as redes imobiliárias terão forçosamente que se reinventar. Seguramente assistiremos a uma concentração/diminuição dos operadores imobiliários a operar em Portugal. Portanto, 2011 será um ano em linha com os dois anteriores, cheio de obstáculos mas também de desafios. 2011 tem que ser o ano do empreendedorismo, do investimento, da vontade, do querer». Ler Mais ....

Sem comentários:

Enviar um comentário