sexta-feira, 11 de março de 2011

Euribor a três meses cai pela segunda sessão consecutiva

Desde meados de Fevereiro que este indexante não cedia terreno durante duas sessões consecutivas.

As taxas Euribor desceram hoje em todos os prazos, corrigindo parte das fortes subidas registadas na semana passada, quanto o presidente do Banco Central Europeu surpreendeu o mercado com o anúncio de que os juros iriam subir em Abril.

A Euribor a três meses desceu 0,4 pontos base para 1,175%, sendo que pela primeira vez desde 18 de Fevereiro que cede terreno durante duas sessões consecutivas.

No prazo a seis meses a taxa caiu 0,3 pontos base para 1,491%. Estes valores sugerem que o mercado está à espera que nos próximos três meses os juros do BCEsubam apenas uma vez e que o segundo aumento ocorra até ao final do Verão. 

A Euribor nove meses desceu para 1,735%, sinalizando que em 2011 deverá ocorrer uma terceira subida das taxas de juro do BCE, face ao actual mínimo histórico de 1%.

O presidente do Bundesbank, Axel Weber, disse que a autoridade monetária entrou num processo de normalização dos juros, deixando em aberto a possibilidade da taxa directora subir três vezes em 2011.

"Eu não farei nada para tentar corrigir as expectativas do mercado”, disse Weber, à Bloomberg, quanto questionado sobre o facto dos investidores estarem a apontar para uma taxa de 1,75% no final deste ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário