segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Google desiste do imobiliário no Google Maps

O gigante dos motores de busca mundiais acaba de anunciar que vai desistir de divulgar imóveis no Google Maps a partir de 10 de Fevereiro.

De acordo com as declarações de Brian McClendon, Vice-Presidente da Google Maps, em comunicado oficial da empresa enviado aos órgãos de informação, “Em parte devido à pouca utilização, à proliferação de excelentes ferramentas de pesquisa nos portais imobiliários e ao desafio levantado pela necessidade de substituir o Google Base API – aplicação usada para enviar os imóveis para o Google – decidimos descontinuar a funcionalidade de pesquisa imobiliária no Google Maps a partir de 10 de Fevereiro do corrente ano.”

A partir desta data, 10 de Fevereiro, deixará de ser possível encontrar imóveis através da pesquisa no Google Maps e os profissionais imobiliários deixarão de poder colocar as suas listagens no Google Base, o website de classificados do grupo. Este serviço de divulgação foi lançado em 2009 e tem estado em funcionamento nos Estados Unidos da América, Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido e Japão.

Vendas de casas nos EUA com maior subida em 18 anos


A venda de casas novas nos Estados Unidos aumentou 18% em Dezembro, cinco vezes acima do esperado pelos economistas.
O Departamento do Comércio norte-americano revelou hoje que a venda de casas novas nos EUA registou a maior subida desde 1992, impulsionada por um aumento na ordem dos 72% na região ocidental do país.
No total, venderam-se 329 mil casas novas em Dezembro, nos Estados Unidos, face às 280 mil vendidas no mês anterior. Esta evolução ficou muito acima do esperado pelos economistas sondados pela Bloomberg, que esperavam um aumento de 3,5%.
"Há sinais de recuperação nos Estados Unidos", comentou James Robert, operador na Sucden Financial em Londres.
Em reacção a estes dados, os principais índices norte-americanos seguiam agora em alta, com o Dow Jones acima dos 12.000 pontos pela primeira vez desde Junho de 2008.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

MaxFinance Class Private ajuda a entender a crise financeira mundial

Explosão em hotel de cinco estrelas em Davos

A CNN avança que houve uma explosão num hotel de cinco estrelas, em Davos, onde está a decorrer o Fórum Económico Mundial.

"Houve uma pequena explosão" no Post Hotel Morosani, em Davos, disse uma fonte policial, citada pela cadeia de televisão americana.

O porta-voz do Forum Económico Mundial, Fon Mahturos, adiantou que houve "um pequeno incêndio na cave do hotel, que partiu uma janela".

Fon Mahturos acrescentou ainda que a polícia está a investigar a origem da explosão.

Segundo a CNN, o antigo presidente dos Estados Unidos Bill Clinton tem uma festa marcada para esta noite no hotel, um dos mais prestigiados em Davos, onde estão reunidos os líderes mundiais.

O jornal suíço La Tribune de Geneve adianta que o hotel está a ser usado pelo Governo suíço durante o fórum.

Outro órgão de comunicação suíço, também citado pela CNN, revela que um grupo anti-Fórum Mundial tinha ameaçado, em e-mail, realizar um ataque com explosivos a este hotel.

Explosão não faz feridos

"Posso confirmar que houve uma pequena explosão na cave do hotel. Temos agentes no local. Houve alguns danos materiais, mas ninguém ficou ferido", contou Thomas Hobi, porta-voz da polícia, à Reuters.

Quanto custa aquecer a sua casa

À semelhança do ano passado, o Negócios pediu à Home Energy que simulasse quanto custaria aquecer a casa de três famílias, que vivem em Lisboa.

As conclusões foram semelhantes. A primeira família é composta por um casal, que vive num apartamento T1, com cerca de 80 metros quadrados, inserido num piso intermédio, e com uma frente. A segunda tem quatro membros e mora num apartamento T3, com cerca de 150 metros quadrados, também de um piso intermédio e com duas frentes. A última família é composta por cinco pessoas, que vivem numa moradia com quatro quartos, cerca de 200 metros quadrados e três frentes. Todas as casas têm paredes exteriores de alvenaria dupla, com isolamento térmico, vidros duplos e protecções solares móveis.

A solução que apresenta uma factura mensal mais reduzida é a instalação de sistemas de ar condicionado multi-split (bomba de calor), tipo "inverter"", segundo Selwin Wever e Vera Coutinho. No entanto, os especialistas explicam que o seu custo de implementação é mais gravoso e o nível de conforto inferior ao das restantes soluções. Aos custos mensais, deve acrescer o valor a pagar pela necessidade de contratar uma potência superior, entre cinco a dez euros. Os acumuladores eléctricos apresentam custos de implementação inferiores, mas, em termos de facturação mensal, deverá ser superior às restantes. Porquê? Porque também funcionam em horas fora de vazio e pode ter de contratar potências muito superiores (acréscimo até 15 euros). Ecologicamente, é a pior solução, mas do ponto de vista do conforto e da facilidade de instalação é vantajosa. 


A solução mais equilibrada para os apartamentos é o sistema centralizado com caldeira mural a gás natural e radiadores a água, pois apresenta uma boa relação custo de utilização - custo de implementação. Mais: proporciona bons níveis de conforto térmico e bom desempenho ambiental. Na moradia, a solução de bomba de calor ar -água é a opção mais vantajosa pela relação custos de utilização e conforto térmico. Esta solução não é recomendável em apartamentos, porque tem um custo de implementação e potencia térmica maior. Ler Mais...

Como proteger a sua casa

Se os bens forem avaliados por um valor inferior ao real, o consumidor arrisca-se a receber uma indemnização insuficiente.

Dez milhões de portugueses para 5,7 milhões de habitações: do total, apenas 20% correspondem a contratos de arrendamento. Este mercado tem vindo a fortalecer-se nos últimos anos, mas a grande maioria dos cidadãos ainda prefere comprar o lugar onde vive. Com a propriedade, vêm algumas obrigações, entre as quais a subscrição de seguros. A lei só exige uma apólice para cobrir o risco de incêndio a quem vive em condomínio, mas os seguros multirriscos-habitação ganham cada vez mais adeptos. Por mais alguns euros, acautelam outros infortúnios.

A maioria dos portugueses que compram casa a crédito acaba por subscrever o seguro aos balcões do banco em troca de uma redução no ‘spread'. A instituição de crédito apenas impõe um seguro para as paredes, pelo que o cliente pode optar por contratar uma apólice para o recheio noutra companhia. A Deco analisou 23 apólices a pensar nos consumidores nesta situação, mas também nos que escolhem a companhia em função da qualidade e do preço. Ler Mais....

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Remax vendeu mais 60% de casas no ano passado


O volume de negócios da mediadora imobiliária, em 2010, cresceu 25% e atingiu 1,8 mil milhões de euros.
A crise no imobiliário, em particular no mercado de compra e venda de casa, ainda não acabou, não afectou os resultados da Remax. No ano passado, a mediadora de origem norte-americana, presente em Portugal há já dez anos, vendeu cerca de 20.500 casas, mais 60% que no ano anterior.
No total, a Remax transaccionou 31.650 casas, das quais 65% foram vendas e 36% foram arrendamentos.
Para a presidente-executiva da Remax Portugal, Beatriz Rubio, estes resultados explicam-se por uma alteração na estratégia da empresa. "A crise é superior a nós e, por isso, tivemos de fazer uma mudança na forma como trabalhávamos o mercado. Aprendemos a analisar financeiramente os clientes para ver exactamente quanto podiam investir e que casa podiam comprar", explica ao Diário Económico.
A Remax está de parabéns.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

TAP contraria Finanças e paga salários sem cortes em Janeiro


Os vencimentos de 14 mil funcionários foram processados por inteiro, ignorando ordens das Finanças.
Apesar de as últimas directivas do Ministério das Finanças determinarem que os cortes de despesa, incluindo massa salarial, do Sector Empresarial do Estado (SEE) sejam efectuados já em Janeiro, o processo negocial que decorre entre a TAP e a tutela fez com que os trabalhadores da transportadora aérea só tenham de apertar o cinto no próximo mês. O processamento dos salários dos 14 mil trabalhadores da TAP foi efectuado ao final do dia de segunda-feira e, de acordo com fonte sindical, os mesmos serão pagos sem cortes.
"O processamento de salários já foi feito e não foram aplicados quaisquer cortes nas rubricas que compõem a folha de remuneração", afirma a mesma fonte. Ao que o Diário Económico apurou, a equipa de Fernando Pinto optou por avançar com o processamento de salários, embora não estejam fechadas as negociações com os ministérios das Finanças e das Obras Públicas. Os cortes deverão ser aplicados só em Fevereiro, com efeitos retroactivos. Ler mais..

Novos hotéis ‘low cost’ reanimam centros de Lisboa e Porto


A abertura destas unidades de baixo custo está a revitalizar as zonas históricas das duas cidades. Só no Porto abriram recentemente 14 novas unidades. Mas Lisboa não fica atrás.
Depois de ver quatro ou cinco imóveis que se encontravam à venda na zona histórica do Porto, a família Dixos ficou fascinada com um edifício do século XIX, na Rua Mouzinho da Silveira, ao lado do Mercado Ferreira Borges, onde já funciona o novo Hard Club. O prédio, com 200 anos de história, foi integralmente recuperado - um trabalho moroso e complexo de conservação de interiores e exteriores, tendo em conta que se encontra no coração da zona Património Mundial da Unesco - e transformado no Dixo's Oporto Hostel, uma das últimas unidades de alojamento local inauguradas na Baixa do Porto.
O exemplo do ‘hostel' Dixo's enquadra-se na perfeição na nova realidade dos centros das cidades, onde o grande aparecimento deste tipo de unidades tem permitido a recuperação dos imóveis e a própria revitalização das zonas envolventes. A isto junta-se ainda o facto de os investimentos serem feitos sobretudo por empresários jovens ou empresas familiares, com uma componente de empreendedorismo muito forte. Ler mais.....

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Saiba como conseguir os ‘spreads’ mais baixos

O Diário Económico analisou os ‘spreads’ mínimos praticados no crédito à habitação em 13 bancos.

Ano novo, vida nova...mas os problemas continuam os mesmos, especialmente, para quem precisa de recorrer ao crédito para comprar casa. A escalada dos ‘spreads' verificada em 2010 promete continuar em 2011. Desde o início do ano, pelo menos quatro bancos já procederam a subidas deste indicador. E a tendência é para continuar. Em declarações ao Diário Económico, fonte do BBVA - o banco que actualmente apresenta o ‘spread' mínimo mais baixo do mercado (0,4%) - afirma que ainda este mês vai fazer um novo aumento. "O spread de 0,4% irá ser alterado para 0,9% como reflexo do contexto macroeconómico e das restrições de liquidez, as quais influenciam o prémio de risco a pagar pelos clientes". Também o Banco Popular e a Caixa Galicia não descartam a possibilidade de virem a fazer o mesmo. Ler Mais.....

A oferta de imóveis na Remax Class com o apoio ao crédito bancário na MaxFinance Class Private, peça-nos uma simulação para o seu novo crédito ou transferência do existente onde somente paga imposto selo.
Todo o processo é gratuito.
Consulte-nos.Tel.226 161 205

Associações do sector celebram protocolo com o InCI

O Secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, preside hoje à assinatura dos protocolos entre o Instituto da Construção e do Imobiliário (InCI), a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN) e a Associação de Empresas de Construção, Obras Públicas e Serviços (AECOPS). 

Estes protocolos, lê-se na página oficial do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações na internet, têm por objectivo intensificar a colaboração da AICCOPN e da AECOPS com o InCI na organização de processos relativos à concessão, reclassificação e revalidação das habilitações para o exercício da actividade da construção em que sejam interessadas as empresas associadas destas associações.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Lucros da banca ao nível mais alto em três anos

Actividade internacional com contributo decisivo para subida das contas de 2010 dos três bancos cotados.

A ‘earnings season' de 2010 arranca esta semana em Portugal pela mão do BPI. Num ano que ficará marcado na história pela crise de dívida soberana e pelas dificuldades de financiamento, o sector da banca terá contrariado as expectativas mais pessimistas ao arrecadar os lucros mais elevados dos últimos três anos. O Diário Económico compilou as estimativas dos analistas consultados pela Bloomberg, emitidas de Dezembro até hoje, para BPI, BES e BCP. Feitas as contas, os três maiores bancos cotados terão mantido a tendência de subida registada nos últimos dois anos e fechado o ano com um crescimento de lucros de 8% para os 992 milhões de euros. A confirmar-se, este será o valor mais elevado desde as contas de 2007, ano em que o resultado conjunto dos "três grandes" atingiu os 1,5 mil milhões, número que é, hoje em dia, uma miragem.

"O aumento das comissões e dos preçários, a valorização de participações, o reforço da política de contenção de custos e, sobretudo, a actividade internacional terão sido os catalisadores dos lucros", justificou o CEO da corretora Dif Broker. Pedro Lino vai mais longe ao esperar que "em alguns casos, mais de 40% dos lucros venham do exterior". O contributo decisivo da actividade internacional para as contas do sector volta a ser mencionado por um analista que não quis ser identificado: "os números do BCP terão sido suportados, em grande parte, pelo negócio na Polónia que, até Setembro, contribuiu com 53 milhões de euros. Já a recuperação da actividade em Angola vai complementar e ajudar a actividade do BPI em Portugal".

Crédito às famílias cresce em Novembro

O crédito concedido às famílias registou uma subida de 131 milhões de euros entre Outubro e Novembro de 2010, com o crédito malparado a aumentar 80 milhões de euros, indicou ontem o Banco de Portugal (BdP).

De acordo com o Boletim Estatístico de Janeiro do banco central, o crédito concedido às famílias pelos bancos que operam em Portugal avançou de 141.120 milhões de euros para a fasquia dos 141.251 milhões de euros, um incremento de 0,1%. Por seu lado, o crédito considerado de cobrança duvidosa também aumentou de 4.217 milhões de euros para 4.297 milhões, uma subida de 1,8 pontos percentuais.
Sublinhe-se que a maior parte do crédito malparado tem origem nos empréstimos à habitação, com 1.982 milhões de euros de cobrança duvidosa em Novembro último, valor que representa uma fatia de 46% do total. Acresce que, em Novembro, foram emprestados um total de 113.461 milhões de euros com destino ao crédito à habitação, um crescimento de 162 milhões de euros face a Outubro. Ler Mais....

Habitaçao: OCDE acusa setor de ter contribuído para a crise e reclama corte nos incentivos à compra de casa

 A OCDE defendeu hoje a redução dos incentivos à compra de casa e a promoção do arrendamento e da mobilidade residencial, considerando que as políticas habitacionais erradas em vários países contribuíram para a crise financeira.
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), a "má gestão dos mercados da habitação desempenhou um papel decisivo no desencadear da recente crise financeira global e pode atenuar a recuperação".
O estudo sobre o mercado habitacional conclui que a facilidade no acesso ao crédito contribuiu para a subida dos preços da habitação desde 1980 até 2008, com as casas a registarem nalguns países aumentos superiores a 90 por cento, caso da Espanha, Reino Unido, Irlanda e Holanda.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

IMI: preço por metro quadrado mantém-se nos 603 euros

O valor patrimonial tributário de uma casa comprada em 2011 é o mesmo de uma idêntica adquirida em 2010, devido à inalteração no preço por metro quadrado.
Desde a criação do IMI, em finais de 2003, uma das parcelas que determina o valor patrimonial tributário de um imóvel é o preço do terreno no ano da construção. Se comprou casa antes de dezembro de 2003, esta fórmula de cálculo não se aplica. Use o  simulador da DECO para apurar o valor patrimonial tributário.
Até 2007, o valor do metro quadrado foi sempre aumentando, desde os € 600 iniciais até 615 euros. A partir desse ano, o fisco baixou gradualmente os preços para responder à crise no mercado imobiliário. Este ano, o preço estabilizou e mantém-se nos 603 euros.
  • 2007 - € 615
  • 2008 - € 615
  • 2009 - € 609
  • 2010 - € 603
  • 2011 - € 603
Com a descida do preço por metro quadrado pretendia-se evitar que o valor patrimonial tributário ultrapassasse o valor de mercado dos imóveis. Por exemplo, um imóvel comprado em 2008 com o valor patrimonial tributário de € 70 480, obteria, em 2010 e também em 2011, um valor inferior, de 69 100 euros. Faça contas no simulador do portal das finanças.
Outra parcela usada para encontrar o valor patrimonial tributário é o coeficiente de localização, atualizado a cada 3 anos. No ano passado, alguns destes coeficientes foram alterados.

Derreta o gelo da sua casa e poupe

Opte pelo sistema de aquecimento central mais eficiente para o seu lar. Saiba como evitar as facturas que lhe congelam o saldo.

Poupar energia. É disto que se fala quando se juntam as palavras “aquecimento” e “crise”. Se o frio já invadiu Portugal, chegou a vez das contas arrefecerem as carteiras dos portuguesas. Em Novembro, a Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores - DECO lançou uma petição para acabar com as tarifas extras na factura da electricidade. Em causa, estava o aumento proposto pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de 3,8%, em média, nos “custos de interesse geral”. O Governo já veio afastar a possibilidade de rever as tarifas a curto prazo. 

Para poupar, há que adoptar comportamentos adequados. Nuno Baptista, da Adene – Agência para a Energia, afirma que antes de escolher um sistema de aquecimento, deve ponderar o seu custo e eficiência. “O mais eficiente pode ter um custo mais elevado no momento da compra, mas, ao longo de um conjunto de anos, traduz-se numa poupança efectiva.” 

Existem várias formas de climatizar o seu lar. Antes de decidir, peça um estudo ao instalador. “O mais importante será promover que a fracção não tenha necessidades de aquecimento”, diz Baptista. A opinião é partilhada por Filipa Alves, do projecto EcoCasa, promovido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. “A construção é o elemento mais importante no aquecimento de uma casa.” Não só através dos materiais e das soluções construtivas que são adoptadas, mas também do seu planeamento e integração. Ler Mais......

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Carlos Zorrinho diz haver "interesse forte" de investimentos árabes em Portugal

Secretário de Estado da Energia indica que será assinado um protocolo com os Emirados Árabes Unidos na área da energia e construção sustentável, referindo que o governo português já tem "bastantes sinais" do interesse dos capitais árabes.

O secretário de Estado da Energia, Carlos Zorrinho, afirmou hoje que durante as visitas oficiais ao Qatar e a Abu Dhabi o governo português registou “bastantes sinais de interesse forte” por parte dos investidores árabes para trabalhar com as empresas portuguesas.

Carlos Zorrinho, que integra a comitiva que acompanha o primeiro-ministro, José Sócrates, disse aos jornalistas, durante o World Future Energy Summit, em Abu Dhabi, que há interesse dos capitais árabes em “projectos concretos”, nomeadamente turismo, energia e construção.

O secretário de Estado da Energia não referiu nenhum caso em concreto, mas indicou que a cooperação económica poderá ocorrer tanto com investimento árabe em Portugal como fora do país, recorrendo às empresas portuguesas para investimentos noutros mercados.

Carlos Zorrinho explicou ainda que está prevista a assinatura de um protocolo com os Emirados Árabes Unidos na área da energia e da construção sustentável. Ler Mais....

Cobertura S.A. comercializa Beloura Business Center

A Cobertura - Sociedade de Mediação Imobiliária, S.A., foi mandatada para comercializar o edifício Beloura Business Center em regime de exclusividade.

Localizado na Quinta da Beloura, com frente para a Estrada de Albarraque e a A16, com vista para a Serra de Sintra, rodeado de infra-estruturas comerciais - CascaisShopping, Beloura Shopping, restaurantes - e de lazer - Autódromo, Golf, Picadeiro, Ginásio, Ténis - tornando-o num agradável local de trabalho.

O edifício, já concluído, possui todas as funcionalidades necessárias à instalação de um escritório, lojas ou de um "show-room": estacionamentos privativos na cave e no exterior, instalações sanitárias privativas em todas as fracções, segurança no edifício e excelentes acabamentos. As áreas, adequadas às mais diversas actividades, variam entre os 44 m2 e os 3.417 m2.

Só 8% das verbas para reabilitação urbana em Lisboa são para habitação

Ao fim de quase duas horas de discussão de reunião da Câmara de Lisboa, a votação do terceiro aditamento ao Plano de Investimento Prioritário em Acções de Reabilitação Urbana (PIPARU) de Lisboa acabou adiada para daqui a duas semanas.

O adiamento fica a dever-se ao "novo conceito" presente na alteração ao plano de reabilitação, que levou a vereadora do PSD Dina Vieira a considerar estar-se perante "uma subversão total" do programa, uma vez que a verba destinada à reabilitação de imóveis e habitação desce de 44% para 8%, acusa.

Pedro Santana Lopes chegou mesmo a considerar que este PIPARU "é tudo menos aquilo que tínhamos na nossa cabeça". Os social-democratas criticaram o facto de se passar, agora, a privilegiar a reabilitação de espaços públicos, deixando de lado a reabilitação de edifícios. Tanto o CDS como o PCP manifestaram, igualmente, dúvidas em relação ao enfoque que agora é colocado na reabilitação do espaço público.

O executivo, através do vereador do Urbanismo Manuel Salgado, salientou que a ideia é usar este financiamento de 117 milhões de euros, "uma gota de água", onde ela seja "mais eficaz". E tal seria na reabilitação de espaços públicos, uma vez que "terão um efeito dinamizador". A reabilitação dos edifícios deve ser feita por privados; para tal, serão constituídos fundos de reabilitação e lá "reunidos os edifícios", para que depois seja possível a participação das entidades privadas.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Luís Lima renova compromisso na APEMIP


Luís Lima foi reeleito presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), numa lista de continuidade com a anterior. 

O recém-eleito presidente garantiu que a APEMIP continuará empenhada no alargamento das competências da mediação imobiliária, na criação de melhores condições para o exercício da profissão, e no apoio a projectos fundamentais para o sector e para a Economia, como são os da Reabilitação Urbana e os da Internacionalização do imobiliário português.

Homenageando todos aqueles que, em condições políticas, económicas e sociais muito diversas, o antecederam no lugar que ocupa, Luís Lima reconheceu ser «cada vez mais difícil aceitar responsabilidades no movimento associativo empresarial, na exacta medida em que os tempos não se compadecem de amadorismos e a dedicação, às vezes quase em exclusivo, pode ser incompatível com os interesses dos dirigentes que também são empresários».

Os novos órgãos sociais da APEMIP, agora eleitos para um mandato de três anos, contemplam representantes de empresas de mediação imobiliária de todas as regiões do país, incluindo as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, sendo também de realçar a eleição, em cada um dos patamares da estrutura dirigente, de pelo menos uma mulher, facto que acontece pela primeira vez na história do associativismo empresarial da mediação imobiliária.

Luis Lima prometeu fazer todos os esforços para continuar a desempenhar todo o trabalho necessário com a mesma energia e determinação, para o que contará com contributo de todos os eleitos. E lembra que «o trabalho da associação nesta matéria é o de abrir portas e não o de se substituir ao das próprias empresas».

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Construir casa nova e fazer obras está mais caro

Os custos de construção de habitação nova e de manutenção e reparação regular de habitação registaram novo aumento. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, em Novembro o índice de custos de construção de habitação nova, no Continente, registou uma variação homóloga de 2,6%, superior em 0,1 pontos percentuais à verificada em Outubro. 

As duas componentes consideradas, Mão-de-Obra e de Materiais, registaram taxas de variação homóloga de 3,3% e 1,7%, respectivamente, aumentando 0,1 p.p. e 0,2 p.p. face ao mês anterior.

Já no que respeita à taxa de variação homóloga do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação, no Continente, a mesma fixou-se em 1,7%, superior em 0,6 pontos percentuais à verificada no mês anterior.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Decorplus ganha novo projecto de empreendimento em Valongo

A Decorplus, empresa portuguesa que actua na área da construção, arquitectura, design e obra, acaba de ganhar o projecto inovador de um empreendimento hoteleiro em Valongo. 

Trata-se de um novo conceito de hotelaria provisoriamente designado “Crista no Ar”, que promete tornar-se um ponto de referência na cidade de Valongo, tradicionalmente conhecida pela sua história na arte da panificação.

A direcção da obra ficará a cargo da Decorplus, assim como o projecto de interiores, a imagem global, branding, e ainda todos os suportes de comunicação.

Esta obra traduz um novo conceito de hotelaria que combina, num espaço único, um restaurante, pastelaria, padaria, take-away, cervejaria, vending, catering, e um núcleo para a realização de eventos. 

O novo edifício vai ainda associar a modernidade à tradição, conjugando equipamento moderno com a tradição de fornos a lenha.

Acácio Oliveira, CEO da empresa Decorplus, afirma: «Este projecto vem juntar ao nosso portfólio mais uma grande obra cujo conceito se traduz também num bom desafio por aliar a tradição à modernidade. Apostamos sempre na qualidade dos produtos e do serviço e este projecto não será excepção. Queremos oferecer design e sofisticação ao mesmo tempo que criamos um espaço dinâmico e funcional». Ler Mais ...

Conjuntura está a influenciar planos de expansão das empresas – estudo

A B. Prime efectuou o seu primeiro inquérito ao mercado de escritórios da área metropolitana de Lisboa, tendo contactado um universo de 700 empresas que representam cerca de 620 mil m2 de área ocupada. 

Deste inquérito directo efectuado a directores financeiros e Office Managers, concluiu-se que os sectores das farmacêuticas, das tecnologias e as empresas financeiras são as que mais equacionam mudar durante o ano de 2011. 



Das empresas inquiridas, 24% pretende mudar de escritórios por causas diversas: 2,5% das quais não estão satisfeitas com a renda e pretendem obter uma redução de custos; 8,3% pretende uma localização mais centralizada para reforçar a imagem da empresa ou então inserir-se em clusters que se vão solidificando cada vez mais em diferentes zonas da cidade de Lisboa, incluindo o corredor Oeste.



Reflexo da crise económico-financeira em que vivemos, os restantes 13,2% alega a necessidade de uma redução de área face aos downsizings que estão a efectuar. Do universo dos inquiridos, os sectores das tecnologias e farmacêuticas são os mais exigentes com as rendas, sendo que as empresas tecnológicas são as mais sensíveis para uma mudança de localização que tem por base o cluster. Ler Mais....

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

4ª fase de candidaturas ao Porta 65 termina amanhã

Termina amanhã, 07, a 4ª fase de candidaturas ao Programa Porta 65-Jovem, uma iniciativa do Governo de apoio ao arrendamento jovem de habitação para residência permanente, através da atribuição de uma percentagem do valor da renda como subvenção mensal. 


Recorde-se que o Porta 65 tem como objectivo regular os incentivos aos jovens arrendatários, estimulando estilos de vida mais autónomos por parte de jovens sozinhos, em família ou em coabitação jovem. Visa ainda a reabilitação de áreas urbanas degradadas e a dinamização do mercado de arrendamento.



Esta nova fase abriu dia 14 de Dezembro.

Dois milhões de britânicos usam cartão de crédito para pagar prestação da casa

O número de pessoas que recorre ao cartão de crédito para pagar o empréstimo à habitação ou a renda aumentou em quase 50% num ano, no Reino Unido.

Um estudo realizado pela Shelter, uma organização que tem como missão ajudar pessoas sem-abrigo ou que vivem em condições débeis, aponta para um aumento de quase 50%, num ano, do número de pessoas que recorrerem ao cartão de crédito para conseguirem pagar os encargos com a casa.

A inquérito foi realizado em Agosto de 2010, tendo sido questionados 2.234 pessoas no Reino Unido. A questão colocado foi se as pessoas tinham usado o cartão de crédito para pagar o empréstimo à habitação ou a renda nos últimos 12 meses. E 6% dos inquiridos disseram que sim, revela o estudo.

Este número “compara com apenas 4% em Novembro de 2009, sugerindo que um número nacional superior a dois milhões de pessoas”, revela o Shelter.

“Muitas destas pessoas podem começar o novo ano em risco de ficarem sem casa”, adianta a organização. 

As pessoas em causa podem não só entrar em incumprimento no pagamento dos montantes em dívida através do cartão de crédito, como poderão sofrer uma doença, ter um aumento dos encargos com a casa ou uma redução nos rendimentos, factores que poderão “empurrar as pessoas para uma espiral de dívidas e pagamentos em atraso, que podem levar à perda da casa”, alerta a mesma fonte.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Os melhores negócios para investir em 2011

Apesar de algum pessimismo, promotores, mediadores e consultores imobiliários acreditam que há boas oportunidades no mercado.

São poucos os agentes imobiliários - desde promotores a mediadores e consultores - que estão optimistas em relação a 2011. A maioria dos contactados pelo Diário Económico está expectante e não antevê melhorias para grande parte dos sectores. Mesmo assim, ainda conseguem encontrar esperança e potencial de negócio em algumas áreas, como a reabilitação urbana, o arrendamento e comércio de rua. Saiba em que negócios apostar em 2011.
1. Boa altura para comprar casa - mas só se for para investimento 

O mercado residencial vai continuar a ser um dos mais penalizados pela crise económica. De acordo com Ricardo Sousa, administrador da Century 21 em Portugal, "este ano vai ser difícil comprar casa, porque as famílias vão ter menos dinheiro e os bancos estão a pedir 20% do valor da habitação". Contudo, "este ano será bom para comprar casa para colocar no arrendamento", diz o mesmo responsável. Uma opinião partilhada por Rui Sousa, presidente da Edifer Imobiliária para quem "o investimento imobiliário é uma excelente opção de aplicação de recursos e com retorno garantido, seja para utilização própria ou para colocação no mercado de arrendamento".

A lógica é simples. Como os bancos emprestam menos dinheiro a quem quer comprar, quem está a vender ou desiste de vender ou sente-se pressionado a baixar os preços, comenta Miguel Poisson, director-geral da ERA Imobiliária. Desta forma, vão estar à venda casas mais baratas, ideais para quem quiser investir num imóvel para colocar a render. Uma lógica que faz sentido porque, em 2010, a procura de casas para arrendar cresceu exponencialmente e continua a crescer. O problema - e a oportunidade -, diz Ricardo Sousa, é que ainda não existem casas suficientes para arrendar. Ler Mais ....

Fixado valor médio de construção para 2011

Foi publicada a Portaria n.º 1330/2010, que fixa em €482,40 o valor médio de construção, por metro quadrado, para efeitos do artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis (Código do IMI), a vigorar no ano de 2011. 

A portaria aplica-se a todos os prédios urbanos cujas declarações modelo n.º 1, a que se referem os artigos 13.º e 37.º do CIMI, sejam entregues a partir de 1 de Janeiro deste ano.

O Código do IMI estabelece que «um dos elementos objectivos integrados na fórmula de cálculo do sistema de avaliação de prédios urbanos é o valor médio de construção por metro quadrado, a fixar anualmente, sob proposta da Comissão Nacional de Avaliação de Prédios Urbanos», lê-se na Portaria n.º 1330/2010, de 31 de Dezembro.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Turismo de Portugal alerta clientes para agência de viagens Mundiclasse



O Turismo de Portugal anunciou que recebeu "várias" reclamações contra a Mundiclasse por "incumprimento grave de serviços" contratados por clientes com aquela agência de viagens.
A Mundiclasse enfrenta um processo de insolvência no Tribunal de Comércio de Lisboa.
O aviso foi publicado na página do instituto na internet, a 28 de Dezembro, e tem apenas três linhas com a indicação de que recebeu "várias reclamações relativas ao incumprimento grave de serviços contratados" com a Mundiclasse.
à Lusa, o Turismo de Portugal explicou ter recebido reclamações relativas à não prestação por parte da Mundiclasse de serviços "comprovadamente já pagos pelos clientes", e explicou porque ainda não retirou o alvará àquela agência de viagens.
"Não retirámos porque até ao momento não se verificou nenhuma das situações que a lei prevê para o efeito", afirma o Turismo de Portugal, numa nota enviada à Lusa, ressalvando que "vai continuar a acompanhar a situação e adoptará as medidas que se revelarem adequadas e necessárias em cada momento, das quais dará pública divulgação".

A Mundiclasse faz assim parte da lista das agências de viagens licenciadas e tem uma caução de 25 mil euros.
A Mundiclasse enfrenta um processo de insolvência no Tribunal de Comércio de Lisboa, apresentado pelos operadores Entremares e C Del Bianco (Brasil) e deixou de ser associada da Associação portuguesa das Agências de Viagens (APAVT) no último dia de 2010.

40 mil prometem protestar contra preço da gasolina

Desde dia 1 de Janeiro que circula uma página no Facebook que apela aos consumidores para não abastecerem nas grandes gasolineiras.



Em quatro dias, a página, denominada 'Não abastecer na Galp/BP entre os meses de Janeiro a Abril', recebeu mais de 40 mil confirmações de pessoas que afirmam que vão participar no protesto contra o aumento dos preços da gasolina e do gasóleo em Portugal.

Na mesma página - que soma 10 mil subscritores a cada dia que passa - apela-se aos consumidores para também abarcarem a Repsol e a Cepsa no dito protesto, no caso de disporem de alternativas.


A subida do IVA e o fim da isenção fiscal ao biodiesel ditou a subida de preços dos combustíveis no primeiro dia do ano, que estão já nos valores mais elevados dos últimos 29 meses.



Actualmente, o preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está em 1,318 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,513 euros por litro. No entanto, os revendedores optam por praticar valores mais caros, por levarem em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e também o nível de custos fixos de cada posto. Nas auto-estradas, por exemplo, os preços são normalmente mais elevados do que dentro das grandes cidades.

Os preços fixados são os mais elevados - quer da gasolina quer do gasóleo - desde o terceiro trimestre de 2008. E, garante a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC), os preços vão voltar a subir já este mês.