quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Banca volta a subir 'spreads' com juros da habitação em alta.

BCP e BPI agravam de novo custos do empréstimo. Taxas Euribor mantêm escalada
O mês de Dezembro traz más notícias para quem pretende contratar um novo empréstimo à compra de casa ou já tem um a decorrer. Alguns bancos voltaram a rever os seus spreads em alta e as taxas de juro médias da Euribor a aplicar este mês voltaram a subir.
Assim, depois de no início de Novembro ter subido a sua margem mínima, o Millennium bcp voltou a agravar os seus spreads, desta vez o seu intervalo mínimo e máximo.
O maior banco privado português aplica agora entre um mínimo de 1,5 pontos percentuais e um máximo de quatro pontos percentuais, contra os anteriores 1,45 e 3,30 pontos.
Também o Banco BPI actualizou recentemente o seu intervalo máximo de spread, que passou dos anteriores 3,60 para 4,40 pontos percentuais, igualando o valor mais alto praticado pelo Banco Espírito Santo (BES).
Entre os cinco grandes ban- cos, apenas o BES e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) aplicam spreads mínimos abaixo de 1,5 pontos, ou seja, 1,25 e 1,35 pontos, respectivamente. Entre os intervalos máximos, só o Santander Totta está abaixo dos quatro pontos percentuais, com 2,4.
Mas não são só os spreads que sobem em Dezembro. O valor médio das taxas Euribor de Novembro, que servem de referência para o cálculo dos novos empréstimos e também para as revisões de prestações que ocorrem este mês, subiu em todos os prazos. A Euribor a três meses está agora em 1,042%, um valor que corresponde a uma subida de 4,4% face ao mês anterior e de 41% face a igual período do ano passado.
No prazo de seis meses, a Euribor média fixou-se em 1,269%, mais 3,6% que em Outubro e 24,7% mais do que há um ano.
Assim, para um crédito de 150 mil euros, a 30 anos, uma família paga hoje mais 58 euros de prestação que há um ano. Com a taxa actual, acrescida de um spread de 1,5 pontos, a prestação fica nos 613 euros. Há um ano e com uma margem de apenas um ponto, o mesmo valor era de 555 euros.

Sem comentários:

Enviar um comentário