quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Prestações da casa sobem

A taxa a seis meses, a mais utilizada no crédito à habitação em Portugal, já está 0,269 por cento acima da taxa de referência do Banco Central Europeu.


Todos os contratos de crédito à habitação indexados às taxas de juro Euribor e com revisão em Dezembro vão ter um aumento da prestação mensal. Na base da má notícia está a subida da média das taxas Euribor em Novembro, que reforçaram uma tendência de aumento que já se verifica desde Abril.


O impacto das revisões começa a ser significativo. Um empréstimo de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses, e com um spread (margem comercial do banco) de 0,7 por cento, vai pagar, a partir de Janeiro de 2011, 552,11 euros. Este valor representa mais 21,48 euros face à prestação que resultou da última revisão, realizada em Junho.

A média da Euribor a três meses, um prazo muito utilizado nos contratos à habitação mais recentes, fixou-se em Novembro em 1,042 por cento, ficando pela primeira vez em mais de dois anos acima de um por cento. Em Outubro, a média fixou-se nos 0,998 por cento. Esta taxa está a subir praticamente desde Abril, altura em que atingiu um mínimo de 0,645 por cento. A média da Euribor a seis meses, o prazo mais utilizado nos empréstimos à habitação em Portugal, fixou-se em Novembro em 1,269 por cento, já bem longe dos 0,982 por cento de Abril passado. A média da Euribor a 12 meses atingiu 1,541 por cento, uma ligeira variação face ao mês anterior.  Ler Mais .....Clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário