quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sentimento dos operadores sobre o preço da habitação permanece fraco


O Royal Institution of Chartered Surveyors (RICS) e a Confidencial Imobiliário (Ci) apresentaram hoje os resultados do Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Novembro, revelando que, nos últimos três meses, um número crescente de empresas verificou quedas em vez de aumentos de preços.
Tal foi especialmente sentido na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve, sendo que na Área Metropolitana do Porto, o sentimento de mercado estabilizou. A fraca expectativa relativamente aos preços continua a ser alimentada pela maior oferta e menor procura.
O inquérito indica ainda que as consultas por potenciais clientes diminuíram a um ritmo mais rápido que o verificado no mês anterior. Já as novas angariações continuaram a aumentar, embora de forma ligeiramente mais fraca que no mês passado.
As empresas que participam no inquérito tornaram-se cada vez mais pessimistas acerca das perspectivas a curto prazo para os preços e vendas e os dados mostram que tal é essencialmente sentido pelos agentes.
Relativamente a perspectivas de preços de curto-prazo, as empresas permanecem altamente pessimistas nas três regiões abrangidas pela pesquisa. No entanto, um sinal de encorajamento é o facto das empresas algarvias se mostrarem ligeiramente mais optimistas que no mês passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário