terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Euro recua face ao dólar

O euro segue hoje a perder terreno face ao dólar, no dia em que a agência de notação financeira Moody's reviu em baixa os ratings de cinco bancos irlandeses.

Às 17h40, a moeda única valia 1,3108, abaixo dos 1,3210 dólares a que negociava na sexta-feira.
 
A moeda única foi influenciada pela decisão da Moody's de baixar a notação dos bancos Allied Irish, Bank of Ireland, Permanent and Irish Nationwide Building Society, EBS Building Society e Irish Life.

Na passada semana, a Moody's baixou em cinco níveis o rating da Irlanda, para Baa1 com perspectivas negativas e justificou a decisão com o aumento das incertezas sobre a economia e as finanças públicas do país.

"A Moody's conclui que os ratings da dívida dos bancos são afectados pela redução da [notação] do governo irlandês", disse hoje a agência, em comunicado.

Também hoje, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean Claude Trichet, considerou uma "hipótese absurda" o abandono do euro de algum dos países da moeda única com mais dificuldade para sair da crise.

O momento actual "não é uma crise do euro, mas sim uma crise da estabilidade financeira", sublinhou Trichet numa entrevista à emissora de rádio francesa Europe 1, citado pela agência EFE, acrescentando que o problema está na credibilidade de alguns países da euroregião.

Sem comentários:

Enviar um comentário