sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Guerra de consolas no Natal rende 170 milhões de euros


É o ‘sprint’ final do ano para os fabricantes de consolas de jogos que, só no pico do Natal, facturam cerca de 50% do volume de negócios anual.
Os fabricantes de consolas e de jogos já sabem: a partir de Outubro começa a grande procura por estes produtos, devido à proximidade do Natal. Sony, Microsoft e Nintendo preparam pacotes de consolas e jogos e promoções para levar os consumidores a "pedir" ao Pai Natal a mais recente versão da sua consola. Em Portugal, as vendas de jogos e consolas renderam, em 2009, 170 milhões de euros em 2009, segundo dados da consultora GFK.
E, apesar da crise ter impacto nas vendas, "as taxas de crescimento deste mercado estão correlacionadas com os ciclos de vida das consolas", diz Gabriel Coimbra, chefe de ‘research' da consultora IDC Portugal, que estima que, até ao final de 2010, se vendam 53 milhões de consolas em todo o mundo.
A Nintendo Wii, contudo, parece ser uma excepção no que toca aos ciclos de vida, segundo garante fonte oficial da criadora japonesa. A fabricante da Wii admite o efeito da sazonalidade: "as vendas de Natal podem valer até mais do que 50% da facturação de uma empresa deste sector". Porém, não quer avançar para já as previsões de vendas nesta altura, dado que "ainda temos duas semanas cruciais do ano pela frente". A Wii é, de resto, a consola mais vendida no mundo, com uma quota de mercado de 43%, segundo dados da IDC. Em causa, frisam alguns especialistas, está o facto de a Nintendo ter reduzido bastante o preço da consola, o que levou a um grande aumento nas vendas. Segue-se a Sony Playstation 3, com 24% de quota de mercado. Ler Mais .......

Sem comentários:

Enviar um comentário