segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Crédito bonificado paga menos


A comparticipação do Estado vai aumentar nos créditos à habitação, baixando a prestação dos proprietários
Os portugueses que ainda possuem um crédito à habitação bonificado vão receber uma boa notícia no início do próximo ano. A prestação destes empréstimos vai reduzir-se, uma vez que a bonificação paga pelo Estado passa a incidir sobre uma taxa de juro mais elevada.
Este é o principal resultado da subida da taxa de referência para o cálculo das bonificações (TRCB), anunciada pela Direcção-Geral do Tesouro e Finanças no final de cada semestre, que é aplicada no semestre seguinte.
Assim, para os primeiros seis meses de 2011, as famílias que ainda possuem este tipo de contra-tos e recebem apoios do Estado vão beneficiar de uma TRCB de 1,758%, contra os 1,491% em vigor neste último semestre de 2010. Ou seja, o Tesouro passa a comparticipar com uma percentagem (consoante o rendimento e a composição do agregado familiar) de uma nova taxa mais elevada que a que vigorava anteriormente, significando que a parte paga pelo cliente é menor.
Com a subida dos juros, os empréstimos bonificados registam sempre um efeito benéfico no que respeita à sua prestação. No entanto, estes mesmos mutuários também têm a sua prestação revista semestralmente, de acordo com o semestre de vencimento do seu contrato.
Assim, se por um lado vão registar uma ligeira descida na prestação quando começar a ser aplicada a nova TRCB, em Fevereiro, por outro deverão voltar a ver o mesmo valor a subir, quando chegar a altura de o seu banco rever a taxa Euribor a seis meses.  Ler Mais ....

Sem comentários:

Enviar um comentário